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História

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  1. A ARTE DE RAIMUNDO LÚLIO E A TEORIA ESCOLÁSTICA DA CIÊNCIA
    R$55,00

    Raimundo Lúlio desenvolveu a sua Arte como uma alternativa à ciência aristotélica, dominante no seu tempo. Lúlio não foi um escolástico, pois defendia precisamente aquilo que as Escolas rejeitavam: uma ciência universal. Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a "Arte" luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia: é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade. Usando a técnica e a argumentação escolástica, Lúlio fundamenta sua Arte no real: não parte dos conceitos para atingir a realidade, mas da própria realidade. Assim, se seguirmos este magistral estudo de Ruiz Simon, não nos será difícil compreender a imcompletude da metafísica aristotélica, a função de descoberta de hipóteses, a concordância entre teologia e filosofia, e as demonstrações típicas lulianas, como a demonstração por equiparação. O leitor perceberá, sobretudo após a leitura do capítulo "A nova ciência luliana, a velha ciência aristotélica e a filosofia moderna", que a posição luliana coincide em muitos pontos com a crítica feita pela filosofia moderna à escolástica.

     

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  2. AS NOVAS FRONTEIRAS DA IDENTIDADE
    R$50,00

    Tomando como exemplo o caso dos povos catalães, o autor nos oferece uma lição magistral sobre como é possível a coexistência das partes dentro de um todo, nestes tempos de globalização onde as fronteiras político-administrativas estão desmantelando-se enquanto se fortalecem as fronteiras das identidades, dos valores e das atitudes. As culturas perduram.

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  3. O SAL DA CONSCIÊNCIA
    R$57,00

    A pesquisa que deu origem a obra foi desenvolvida por meio do estudo de um conjunto de Tratados Jurídicos, abarcando todo o espectro cronológico do século XVII, de autores espanhóis, portugueses e hispano-americanos, bem como da análise de documentos processuais, civis e criminais, do século XVII e metade do XVIII. A presente obra procura abrir uma nova perspectiva nos estudos de História da América da Primeira Modernidade: a necessidade de um conhecimento mais acurado e aprofundado da Teologia Moral do período.

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