Raimundo Lúlio e Lulismo
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A figura do Filósofo Maiorquino Raimundo Lúlio ainda é pouco conhecida no Brasil. Como se trata de um pensamento original e com enormes repercussões na filosofia, teologia, matemática e demais ciências é realmente de se lamentar o desconhecimento desde verdadeiro gênio criativo.
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Escrevi estes contos, e os chamei de lulianos, devido ao fato de que para resolver os mistérios, salvo o do último conto, os leitores terão de recorrer à arte concebida por Lúlio, combinada com criptografia moderna, para decifração dos enigmas. -
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Primeira tradução (2011) para o português diretamente do catalão
Medicina, geomancia e astrologia, três disciplinas que apaixonaram a Idade Média, reencontram-se neste Novo Tratado de Astronomia, obra clássica da astrologia medieval, que expõe o conjunto desses saberes em uma nova perspectiva.
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Ramon deixa bastante claro que o papa possui a precedência sobre o poder temporal
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Quando se escreve sobre a Monarquia ibérica com muita frequência, para os leitores brasileiros, se tende a pensar apenas no âmbito específico da Coroa de Castela, deixando de lado a Coroa de Aragão e Catalunha.Este livro é o resultado de uma pesquisa apoiada pela Fapesp por mais de uma década e pretende mostrar como seria necessário renovar as bases e os pontos de vista da historiografia tradicional por uma visão mais abrangente e ampla do que deveria ser entendido como mundo ibérico, principalmente durante os séculos XVII e XVIII.
Como vários historiadores têm apontado – e o nosso grupo de pesquisa também forma parte dessa corrente historiográfica – houve uma diferença notável entre o estilo da Coroa de Castela e o da Coroa de Aragão e Catalunha com relação ao exercício e à forma de ditar as sentenças judiciais e, portanto, quanto à forma de entender a administração da justiça. Enquanto que em Castela não se exigia a motivação das sentenças, em Aragão e Catalunha era requerido que, ao sentenciarem, os juízes fundamentassem ou motivassem o teor das suas sentenças.Vídeo da pré-venda
Vídeo 2 da pré-vendaEm caso de dúvidas, problemas no pagamento ou aquisição de vários exemplares envie email para lulio1232@gmail.com
ESTE LIVRO FOI LANÇADO DIA 30/07/2024
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Este não é apenas mais um trabalho biográfico mostrando os paralelos entre Alfonso X e Ramon Llull, mas sim um interessante estudo sobre como ambos entenderam as transformações sociais de sua época, o século XIII, quando se aproximava o fim do feudalismo e começava a ganhar corpo a vida urbana.
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Raimundo Lúlio (1232-1316) foi um dos mais admiráveis eruditos cristãos da Idade Média. Sua extensa produção literária, cerca de 250 obras escritas em latim, catalão ou árabe, está repleta de doutrinas originais que influenciaram grandes pensadores como Nicolau de Cusa, Giordano Bruno e Leibniz. Embora grande parte dos historiadores da lógica exaltem a Arte de Lúlio, cumpre não esquecer que o Doctor Iluminatus também redigiu outras obras sobre os mais variados e originais temas da lógica medieval. Entre elas está A Nova Lógica...
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Raimundo Lúlio desenvolveu a sua Arte como uma alternativa à ciência aristotélica, dominante no seu tempo. Lúlio não foi um escolástico, pois defendia precisamente aquilo que as Escolas rejeitavam: uma ciência universal. Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a "Arte" luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia: é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade. Usando a técnica e a argumentação escolástica, Lúlio fundamenta sua Arte no real: não parte dos conceitos para atingir a realidade, mas da própria realidade. Assim, se seguirmos este magistral estudo de Ruiz Simon, não nos será difícil compreender a imcompletude da metafísica aristotélica, a função de descoberta de hipóteses, a concordância entre teologia e filosofia, e as demonstrações típicas lulianas, como a demonstração por equiparação. O leitor perceberá, sobretudo após a leitura do capítulo "A nova ciência luliana, a velha ciência aristotélica e a filosofia moderna", que a posição luliana coincide em muitos pontos com a crítica feita pela filosofia moderna à escolástica.