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A ARTE DE RAIMUNDO LÚLIO E A TEORIA ESCOLÁSTICA DA CIÊNCIA

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A ARTE DE RAIMUNDO LÚLIO E A TEORIA ESCOLÁSTICA DA CIÊNCIA
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Raimundo Lúlio desenvolveu a sua Arte como uma alternativa à ciência aristotélica, dominante no seu tempo. Lúlio não foi um escolástico, pois defendia precisamente aquilo que as Escolas rejeitavam: uma ciência universal. Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a "Arte" luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia: é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade. Usando a técnica e a argumentação escolástica, Lúlio fundamenta sua Arte no real: não parte dos conceitos para atingir a realidade, mas da própria realidade. Assim, se seguirmos este magistral estudo de Ruiz Simon, não nos será difícil compreender a imcompletude da metafísica aristotélica, a função de descoberta de hipóteses, a concordância entre teologia e filosofia, e as demonstrações típicas lulianas, como a demonstração por equiparação. O leitor perceberá, sobretudo após a leitura do capítulo "A nova ciência luliana, a velha ciência aristotélica e a filosofia moderna", que a posição luliana coincide em muitos pontos com a crítica feita pela filosofia moderna à escolástica.


 

Descrição

Detalhes

Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a "Arte" luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia: é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade.

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Subtítulo Não
Autores Josep Maria Ruiz Simon
Nome da Coleção Raimundo Lúlio
Editora Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull)
Número de páginas 368
ISBN do Livro 8589294056
Encadernação Brochura
Dimensões do Produto 14 x 21
Ano da Edição 2004
Idioma Português
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