Bem Vindo(a) a nosso site!

AMÉRICA PROBABILISTA

Mais Imagens

AMÉRICA PROBABILISTA
R$65,00

Disponível: Em estoque



Quando se escreve sobre a Monarquia ibérica com muita frequência, para os leitores brasileiros, se tende a pensar apenas no âmbito específico da Coroa de Castela, deixando de lado a Coroa de Aragão e Catalunha.

Este livro é o resultado de uma pesquisa apoiada pela Fapesp por mais de uma década e pretende mostrar como seria necessário renovar as bases e os pontos de vista da historiografia tradicional por uma visão mais abrangente e ampla do que deveria ser entendido como mundo ibérico, principalmente durante os séculos XVII e XVIII.
Como vários historiadores têm apontado – e o nosso grupo de pesquisa também forma parte dessa corrente historiográfica – houve uma diferença notável entre o estilo da Coroa de Castela e o da Coroa de Aragão e Catalunha com relação ao exercício e à forma de ditar as sentenças judiciais e, portanto, quanto à forma de entender a administração da justiça. Enquanto que em Castela não se exigia a motivação das sentenças, em Aragão e Catalunha era requerido que, ao sentenciarem, os juízes fundamentassem ou motivassem o teor das suas sentenças.


Vídeo da pré-venda
Vídeo 2 da pré-venda


Em caso de dúvidas, problemas no pagamento ou aquisição de vários exemplares envie email para  lulio1232@gmail.com


ESTE LIVRO FOI LANÇADO DIA 30/07/2024 
PORTANTO, O ENVIO DOS LIVROS ADQUIRIDOS NA PRÉ-VENDA ATÉ O DIA 29/07/2024

SERÁ A PARTIR DE 01/08/2024
















Descrição

Detalhes

Como poderá verificar-se na leitura da obra, na América seguiu-se uma prática na administração da justiça que hoje poderíamos chamar de híbrida. O pesquisador e o historiador poderão encontrar sentenças sem nenhuma motivação, sentenças motivadas em princípios e normas legais e sentenças motivadas em princípios morais e teológicos.

É por isso que o anexo trazido pelo Prof. Esteve Jaulent reveste-se da maior importância para o nosso grupo de Pesquisa. Ramon Llull, filósofo e teólogo dos séculos XIII e XIV, pode ser apontado como um dos precursores daqueles conceitos e categorias existenciais que serviram de fundamento para as relações sociais estabelecidas durante a Primeira Modernidade ibérica: a liberdade, a misericórdia, o perdão e a necessidade de estabelecer-se uma relação harmoniosa entre os povos e suas religiões particulares, precisamente baseada em princípios teológicos, filosóficos,  jurídicos e morais.

Informação Adicional

Informação Adicional

Subtítulo Não
Autores Alessandra Vespa, Bruno Ribeiro, Julio Cesar Aquino, Mariangela Violante, Esteve Jaulent, Rafael Ruiz
Nome da Coleção Probabilismo
Editora Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull)
Número de páginas 475
ISBN do Livro 978-65-89704-06-5
Encadernação Brochura
Dimensões do Produto 14,8X21
Ano da Edição 2024
Idioma Português
Comentários

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.